Os Estados Unidos acusaram a Rússia de utilizar armas químicas durante a guerra na Ucrânia. Segundo o governo norte-americano, a substância utilizada pelas tropas russas é a cloropicrina, um agente sufocante.
Por meio de um comunicado, divulgado nessa quarta-feira (01), o Departamento do Estado norte-americano afirmou que o Kremlin agiu contra a Convenção sobre Armas Químicas, e por esse motivo Washington impôs novas sanções contra entidades governamentais da Rússia.
“O uso destas substâncias químicas não foi um incidente isolado e provavelmente é motivado pelo desejo das forças russas de remover as forças ucranianas de posições fortificadas e obter ganhos táticos no campo de batalha”, informou o Departamento de Estado dos EUA.
Sanções dos EUA
Os Estados Unidos aplicaram algumas sanções governamentais para programas russos de armas químicas e biológicas e também para outras quatro empresas que prestaram suporte a essas organizações.
Além disso, duas pessoas envolvidas na aquisição de materiais para os institutos militares relacionados as entidades militares também sofreram as sanções.