A agência de notícias Irna divulgou durante este domingo (19), as imagens do local onde o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi , caiu. Até o momento, não há informações sobre a quantidade de mortos no acidente, porém, já é mencionado pessoas com ferimentos leves.

O primeiro vídeo publicado pela agência mostra que o local estava muito nublado, por conta do mau tempo. Outra gravação, publicada há poucas horas, mostra uma série de policial na região logo após a queda da aeronave.

The footage shows the area where the president's helicopter crashed pic.twitter.com/h78E9ta8LH — IRNA News Agency (@IrnaEnglish) May 19, 2024

Segundo a Irna, o helicóptero caiu enquanto tentava aterrissar na região de Varzaqa. Além do presidente iraniano, também estavam na aeronave o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amirabdollahian, e o governador da província Azerbaijão Oriental, além de outras autoridades iranianas.

New footage of the site of the accident for the helicopter carrying the president @Raisi_com pic.twitter.com/5yMzbHEtsk — IRNA News Agency (@IrnaEnglish) May 19, 2024

Presidente do Irã

Ebrahim Raisi, de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021, e desde então se apresenta como defensor das classes desfavorecidas e um “paladino anticorrupção”. Antes de assumir a liderança do país, Ebrahim foi líder do Judiciário do Irã. Contra ele há diversas acusações que envolvem os abusos de direitos humanos, referentes ao tempo em que atuou como juiz.

Foto: Reprodução/ X
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi

O atual presidente iraniano teria participado de uma execução em massa de dissidentes do regime iraniano em 1988, período em que 3 mil pessoas foram executadas sem passarem por nenhum processo judicial.