O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nessa segunda-feira (22) o superávit primário fiscal de 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) para o primeiro trimestre de 2024. O país não possuía um superávit desde 2008. Segundo Milei, “o déficit zero não é um slogan de marketing”.

O valor foi divulgado em discurso de Javier Milei, que ainda reforçou o seu comprometimento com a desregulamentação e a redução de gastos. “A era do suposto Estado presente acabou. Sabemos que falta muito caminho por percorrer. Mas a inflação está desabando. Estamos fazendo o possível e o impossível”, declarou Milei.

Mesmo que os números sejam positivos, parte da população ainda desaprova o presidente. Em alguns bairros de Buenos Aires, um panelaço foi feito durante o discurso de Javier Milei. Durante as falas, Milei contou com o apoio do ministro da Economia, Luis Caputo.

O libertário tomou posse em dezembro de 2023, durante solenidade na Casa Rosada. Em seu discurso, Javier Milei alegou que um novo momento no país estava para iniciar. “Hoje começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso”.