Na cidade de Atenas, na Grécia , o maratonista Ploutarchos Pourliakas, de 88 anos, chamou a atenção da mídia mundial ao quebrar o próprio recorde do ano anterior na 41ª edição da Maratona Autêntica de Atenas. Ele completou o desafio deste ano, a corrida de 42km, em 6 horas e 31 minutos, 18 minutos mais rápido do que no ano anterior.
Ploutarchos começou a correr aos 73 anos, em sua cidade natal, Castória, no norte da Grécia, inspirando-se em seu filho, que é ultramaratonista. Hoje, ele corre com o apoio de seus filhos e netos e afirmou, após a corrida, que se sente muito mais jovem do que sua idade.
O maratonista também afirmou em entrevista para a CNN que frequentemente não é acreditado quando menciona sua idade, relatando que muitas pessoas alegam que seria impossível ele correr essas distâncias se tivesse 88 anos, o que ele prontamente responde questionando: “Por que não conseguiria?” e reafirma que, para atingir seus resultados, basta querer e que “todos podem”.
“Eu nunca fumei. Não me entrego a excessos, não bebo, não fico acordado até tarde. Eu como de forma equilibrada, tudo, mas com moderação. No entanto, eu tomo um pouco de “tsipouro” [bebida local] todos os dias, não como uma bebida, mas como um remédio”, completou o atleta.