Faltando apenas duas semanas para as eleições nos Estados Unidos, marcadas para o dia 5 de novembro, o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump lidera nas pesquisas em relação à democrata e atual vice-presidente Kamala Harris .

Conforme os resultados de agosto do FiveThirtyEight , o principal site de avaliação de pesquisas dos EUA, dirigido pelo renomado analista Nate Silver, Trump tinha uma leve vantagem numérica sobre Kamala. Contudo, na sexta-feira, 18, ele avançou nas estatísticas pela primeira vez. Agora, quase na reta final da campanha, sua probabilidade de vencer o pleito é de 52%.

De acordo com projeções da revista britânica The Economist , as chances de Trump vencer atualmente são de 54%, o que representa um aumento de 6 pontos percentuais em relação à semana anterior. Nate Silver, por sua vez, calculou que as chances de Trump sair vitorioso e retornar à presidência dos EUA são de 50,2%.

Informações da Folha de S.Paulo indicam que, nos sete estados em disputa, Trump está empatado tecnicamente com Kamala nos três locais mais cruciais para os democratas: Pensilvânia, Michigan e Wisconsin.

O jornal The New York Times reporta que, nas últimas duas semanas, Trump ganhou 2 pontos na média em Michigan, 1 ponto em Wisconsin e menos de 1 ponto na Pensilvânia. Kamala, por outro lado, teve avanços apenas no Arizona (onde Trump continua 2 pontos percentuais à frente) e na Carolina do Norte.