O Departamento de Estado dos Estados Unidos está oferecendo recompensa de 5 milhões de dólares pela captura do narcotraficante mexicano Jesús González-Peñuelas, também conhecido como Chuy González, considerado o líder de uma organização independente de produção e distribuição de drogas que opera desde 2007.
O anúncio da recompensa pela captura do criminoso foi publicado no site do Departamento de Estado, na última quarta-feira (17).
A organização criminosa chefiada por Chuy González é conhecida pela produção de metanfetaminas, heroína, cocaína e maconha. Por essa atuação, o narcotraficante é acusado de crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas no Colorado e no sul da Califórnia.
Em 2021, o criminoso foi incluído na lista dos narcotraficantes mais procurados pelos EUA, e teve todos os bens sob jurisdição norte-americana congelados. Ele está proibido de realizar transações financeiras com entidades dos Estados Unidos.
O grupo criminoso de González atua principalmente em Sinaloa e Sonora, no México, e também possui operações em vários portos dos Estados Unidos, além de células de distribuição na Califórnia, Texas, Colorado, Washington, Utah e Nevada. Segundo as autoridades, o narcotraficante coopera com outras organizações criminosas no México.