O bilionário francês Bernard Arnault, dono do grupo LVMH, que detém marcas de artigos de luxo como Louis Vuitton, Dior e Givenchy, além de ser o segundo homem mais rico do mundo, está sendo alvo de investigação por suspeita de lavagem de dinheiro. A informação foi divulgada nessa quinta-feira (28) pela Procuradoria de Paris.

Além de Bernard Arnault, também está sendo investigado o oligarca russo Nikolai Sarkisov. Os dois bilionários são investigados por operações suspeitas em uma cidade turística na região dos Alpes.

Segundo o jornal Le Monde, a investigação foi aberta a partir de um relatório elaborado pela unidade de inteligência do Ministério da Economia da França.

Nikolai Sarkisov teria comprado, em 2018, 14 propriedades imobiliárias na região dos Alpes por 16 milhões de euros, por meio de uma complexa rede de empresas de França, Luxemburgo e Chipre. A compradora oficial era a empresa La Flèche, de propriedade Sarkisov, conforme a investigação. Para financiar tais operações, Bernard Arnault teria transferido 18,3 milhões de euros para o oligarca russo.

Os investigadores indicam que essa estrutura buscava “esconder a origem exata dos fundos” e “disfarçar o beneficiário efetivo de todas essas operações, ou seja, Bernard Arnault”.