Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) parte nesta quinta-feira (07), do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para resgatar um segundo grupo de brasileiros e familiares palestinos que está na Faixa de Gaza.
A aeronave vai decolar às 9 horas e permanecerá no Cairo, capital egípcia, até que o grupo formado por 102 pessoas consiga autorização para deixar a região. O Itamaraty está mantendo contato permanente com o grupo. Além de oferecer suprimentos e abrigo, também tem fornecido transporte e atendimento psicológico remoto.
Cerca de 85 brasileiros estão alojados em quatro imóveis alugados pelo governo brasileiro em Rafah, cidade na fronteira de Gaza com o Egito. Outras 17 pessoas estão abrigadas em diferentes cidades próximas, também monitoradas por diplomatas.
“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younis, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, disse Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestina.
Conforme o Itamaraty, a aeronave está carregada com 11 toneladas de alimentos não perecíveis para assistência humanitária, que foram fornecidos pelo governo brasileiro.
FAB já resgatou quase 1,5 mil brasileiros
Este será o 11º voo da FAB na Operação Voltando em Paz, que já resgatou 1,4 mil brasileiros de Israel e 32 da Cisjordânia desde o início do conflito, em 7 de outubro, quando o Hamas fez um ataque sem precedentes contra Israel, matando 1,2 mil pessoas.