O sistema de vigilância Promed-Mail emitiu um alerta sobre uma epidemia de um tipo de pneumonia desconhecida entre as crianças de Pequim e Liaoning, na China. Nessa quarta-feira (22), a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) pediu “informações detalhadas” às autoridades chinesas sobre o caso.

De acordo com o alerta, os hospitais das duas cidades estão cheios e as autoridades cogitam suspender as aulas. Até o momento, não há relatos de mortes, apenas do grande aumento das internações de crianças em Pequim e Liaoning.

As duas cidades ficam a 800 km de distância. Ainda não há relatos de adultos afetados e nem de números oficiais. A OMS recomendou a adoção de “medidas para reduzir o risco de doenças respiratórias” e disse que "solicitou informações epidemiológicas e clínicas adicionais, bem como resultados laboratoriais desses clusters relatados entre crianças, por meio do mecanismo de Regulamentações Internacionais de Saúde".

“A OMS fez um pedido oficial à China por informações detalhadas sobre o aumento de doenças respiratórias e registros de surtos de pneumonia em crianças”, declarou a organização nas redes sociais.