Nesta sexta-feira (17), o prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou durante entrevista que irá acabar com o programa de entrega de marmitas a pessoas em situação de rua, bem como irá proibir que instituições e voluntários façam doações das marmitas nas ruas de Cuiabá, no Mato Grosso .

“Não quero mais continuar com esse programa de entregar marmitas nas ruas. Não quero nem que a sociedade faça isso. Quero orientar a sociedade, as entidades religiosas, as associações: não entregue marmita nas ruas. A gente vai estabelecer um local de refeição, o restaurante popular, o restaurante lá do Centro de Apoio que nós vamos desenvolver”, disse o prefeito Brunini.

A medida visa evitar “facilitadores” para esses moradores continuarem ocupando as ruas, o que prejudica todas as ações de tentar tirá-los da situação em que se encontram, segundo o Brunini. Conforme o gestor, a prefeitura distribuirá a alimentação nos restaurantes e estruturas montadas pelo município, onde contará com assistentes sociais e será realizado exames e cuidados com a saúde.

A decisão deve começar a valer em dois meses, mesmo período em que vence o contrato com a empresa que fornece as marmitas, que havia sido firmado na gestão anterior, do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Em casos de Organizações Não-Governamentais (Ongs), igrejas e outros grupos voluntários continuarem fazendo as entregas e resistindo a nova orientação, medidas administrativas poderão ser tomadas, como a notificação da Vigilância Sanitária.