A Polícia Federal indiciou três desembargadores e dois juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão , acusados de integrarem um esquema de venda de sentenças. Um total de 23 pessoas foi indiciado, após a conclusão do inquérito instaurado no âmbito da Operação 18 Minutos.

Foram indiciados os desembargadores Antônio Pacheco Guerreiro Júnior , Luiz Gonzaga Almeida e Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa , e os juízes Cristiano Simas de Sousa e Alice de Sousa Rocha, segundo o colunista Fausto Macedo, do Estadão .

Foto: Divulgação/TJ-MA
Desembargadores Antônio Pacheco Guerreiro Júnior, Luiz Gonzaga Almeida e Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa

Segundo a PF, os magistrados atuaram em fraudes para a liberação de alvarás judiciais, que resultaram no levantamento de aproximadamente R$ 18 milhões do Banco do Nordeste para pagamento de honorários advocatícios. Os investigados teriam fraudado a distribuição de processos com cálculos de correção monetária injustificados.

A PF dividiu os indiciados em três núcleos: judicial, constituído por magistrados e auxiliares; causídico, formado por advogados; e operacional, que atuava na lavagem de dinheiro.

O relatório do inquérito foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 6 de fevereiro. Nenhum dos indiciados foi localizado pela reportagem.

Veja abaixo a lista de indiciados:

Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa

Antônio Pacheco Guerreiro Junior

Luiz Gonzaga Almeida

Alice de Sousa Rocha

Cristiano Simas de Sousa

Frederico de Abreu Silva Campos

Francisco Xavier de Sousa Filho

José Helias Sekeff do Lago

Carlos José Luna dos Santos

Sebastião Moreira Maranhão

Edilázio Gomes da Silva Júnior

Felipe Antônio Ramos Sousa

Janaína Moreira Lobão Coelho

Arnaldo José Sekeff do Lago

Flávio Henrique Silva Campos

Alderico Jefferson Abreu da Silva

Fernando Antônio Ramos Sousa

Eliane Ramos Sousa

Sirley Regina Silva

Fabrício Antônio Ramos Sousa

Jaiçara Melo de Araújo Sousa

Paulo Martins de Freitas Filho

Lúcio Fernando Penha Ferreira