A Polícia Federal indiciou três desembargadores e dois juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão , acusados de integrarem um esquema de venda de sentenças. Um total de 23 pessoas foi indiciado, após a conclusão do inquérito instaurado no âmbito da Operação 18 Minutos.
Foram indiciados os desembargadores Antônio Pacheco Guerreiro Júnior , Luiz Gonzaga Almeida e Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa , e os juízes Cristiano Simas de Sousa e Alice de Sousa Rocha, segundo o colunista Fausto Macedo, do Estadão .
Segundo a PF, os magistrados atuaram em fraudes para a liberação de alvarás judiciais, que resultaram no levantamento de aproximadamente R$ 18 milhões do Banco do Nordeste para pagamento de honorários advocatícios. Os investigados teriam fraudado a distribuição de processos com cálculos de correção monetária injustificados.
A PF dividiu os indiciados em três núcleos: judicial, constituído por magistrados e auxiliares; causídico, formado por advogados; e operacional, que atuava na lavagem de dinheiro.
O relatório do inquérito foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 6 de fevereiro. Nenhum dos indiciados foi localizado pela reportagem.
Veja abaixo a lista de indiciados:
Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa
Antônio Pacheco Guerreiro Junior
Luiz Gonzaga Almeida
Alice de Sousa Rocha
Cristiano Simas de Sousa
Frederico de Abreu Silva Campos
Francisco Xavier de Sousa Filho
José Helias Sekeff do Lago
Carlos José Luna dos Santos
Sebastião Moreira Maranhão
Edilázio Gomes da Silva Júnior
Felipe Antônio Ramos Sousa
Janaína Moreira Lobão Coelho
Arnaldo José Sekeff do Lago
Flávio Henrique Silva Campos
Alderico Jefferson Abreu da Silva
Fernando Antônio Ramos Sousa
Eliane Ramos Sousa
Sirley Regina Silva
Fabrício Antônio Ramos Sousa
Jaiçara Melo de Araújo Sousa
Paulo Martins de Freitas Filho
Lúcio Fernando Penha Ferreira