O jovem João Pedro Brito Melo, de 16 anos, estudante do Colégio Militar Tiradentes V, foi aprovado na 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro 2023. O aluno de Timon, no Maranhão, vai viajar até a cidade de Brasília (DF), onde irá atuar na Câmara dos Deputados entre os dias 5 a 7 de dezembro.
Durante esse período, João Pedro Brito Melo, escolhido para representar o Estado do Maranhão, também irá apresentar mensagens que os jovens brasileiros querem transmitir aos parlamentares. Na oportunidade, eles apresentarão suas necessidades e planos para a educação brasileira.
A partir do projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), os estudantes são incentivados a conhecerem um pouco mais sobre o processo democrático e o desempenho da cidadania na escolha de seus representantes. Por isso, as etapas que cerceiam a seleção parte de uma escolha local, seguida pela estadual, e por fim a federal.
Processo para seleção
Na etapa local, João Pedro Brito Melo pôde conhecer de perto a realidade da cidade, e por isso propôs o seguinte tema: “A inclusão dos neurodivergentes no processo educacional”, em que defende a capacitação de professores e o acompanhamento adequado para os estudante e maior acessibilidade no ambiente escolar.
Na etapa estadual, quatro estudantes selecionados em todo o Maranhão foram submetidos ao processo eleitoral, em que realizaram campanha, pediram votos e apresentaram propostas. Nesse quesito eles também passam por uma avaliação de especialistas na Câmara dos Deputados. Por fim, o exercício do mandato no Legislativo brasileiro lado a lado com parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados.
Quem pode participar?
Ao todo, são selecionados 27 estudantes, cada um representando uma unidade federativa. O projeto “Parlamento Jovem Brasileiro” abrange alunos que tenham entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no Ensino Médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o segmento na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ver todos os comentários | 0 |