O ministro dos Transportes, Renan Filho , visitou a cidade de Estreito na manhã desta segunda-feira (23) e realizou uma vistoria no trecho onde a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou na tarde de domingo (22), matando duas pessoas e deixando mais de 10 desaparecidas.
Em coletiva de imprensa, o ministro decretou estado de emergência e anunciou a liberação de mais de R$ 100 milhões para garantir a reconstrução da ponte, que deve ser entregue em 2025. “Além do contrato neste ano, esperamos, nos primeiros dias de 2025, dar a ordem de serviço para todas as obras de engenharia que serão feitas aqui, com o compromisso de entregar esta ponte em 2025. Vamos trabalhar dedicadamente para fazer desta nova ponte um case de resolutividade”, disse.
Para isso, o ministro decretou estado de emergência para agilizar o processo de contratação e demais serviços a serem executados. “Decretamos emergência para abreviar todos os procedimentos administrativos, a fim de termos a resposta mais rápida possível para a reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek. Quero comunicar ao povo do Maranhão, ao povo de Tocantins e ao povo brasileiro, que precisa dessa infraestrutura para se deslocar, tanto do ponto de vista econômico quanto social, que vamos, com a emergência decretada, contratar a reconstrução da ponte ainda no exercício de 2024”, disse Renan Filho.
Causa da tragédia
Uma sindicância será aberta para avaliar o que provocou o desabamento da estrutura erguida em 1960. “As causas e as responsabilidades do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek entre os estados do Maranhão e Tocantins serão investigadas”, frisou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Rotas alternativas
Em função do desabamento da ponte, o Dnit divulgou as rotas alternativas. Os usuários do Tocantins devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis a Luzinópolis, chegar na BR-230 e seguir até o km 101 (cidade de São Bento) e, então, pegar a direita, sentido Axixá e Imperatriz (MA).
Quem vai do Maranhão deve acessar a BR-226 em Estreito até Porto Franco. De Porto Franco os usuários devem seguir pela BR-010 até o município de Imperatriz.