A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão e de quebra de sigilo telemático contra um homem acusado de adquirir e compartilhar arquivos de abuso sexual infantojuvenil por meio da internet. A ação policial foi desencadeada na região metropolitana de São Luís, nessa sexta-feira (18).
De acordo com as investigações da PF, o alvo da operação obteve acesso a diversos arquivos contendo imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil e, em razão disso, passou a ser investigado pela prática dos crimes de divulgação e armazenamento desse material.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares e mídias de armazenamento, que serão periciados com o objetivo de coletar elementos de prova relacionados aos crimes investigados, identificar eventuais condutas criminosas correlacionadas e a participação de outros envolvidos.
A ação da Polícia Federal ocorre em todas as superintendências, a fim de sufocar essa prática criminosa.
Ações no estado do Piauí
No Piauí, a Polícia Federal deflagrou a Operação Carcará 13, no último dia 15 de outubro, em Teresina, com o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão contra um criminoso envolvido em crimes de abuso sexual infantojuvenil. O investigado não teve o nome divulgado.
De acordo com a PF, a ação teve o propósito de interromper crimes de armazenamento, difusão e produção de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil através da internet.