Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo marítimo e energético nesta terça-feira, 25, conforme anúncio oficial da Casa Branca. Os tratados têm como objetivo a suspensão de ataques a embarcações no Mar Negro e a alvos como estações de geração de energia.
Os detalhes dos acordos firmados entre os EUA e a Ucrânia e entre os EUA e a Rússia, foram informados através de dois comunicados divulgados no site oficial da Casa Branca. Em um comunicado divulgado pelo Telegram, o Kremlin confirmou a trégua e informou que a medida terá validade de 30 dias, podendo ser prorrogada.

Entre as medidas incluídas estão garantias para a circulação livre de navios no Mar Negro e a interrupção de ofensivas contra infraestruturas energéticas em ambos os territórios. Além disso, foram definidas concessões para cada nação.
Os EUA prometeram auxiliar a Rússia na retomada do acesso ao mercado de fertilizantes agrícolas. Já para a Ucrânia, foi estabelecido que os norte-americanos contribuirão para a troca de prisioneiros de guerra e a libertação de civis que permanecem detidos.
Pontos fechados entre os países
Os acordos foram negociados separadamente entre as partes em Riad, capital da Arábia Saudita. As negociações ocorreram como parte do esforço do presidente norte-americano, Donald Trump, para encerrar o conflito.
Representantes ucranianos e norte-americanos se reuniram no domingo (23) para discutir a proteção de infraestruturas estratégicas e instalações de energia. O presidente Zelensky considerou as conversas “úteis” e disse que sua equipe tem adotado uma abordagem construtiva.
O governo russo condicionou o cessar-fogo marítimo à remoção de sanções impostas pelos EUA ao país. O Kremlin anunciou que aceitou implementar a chamada “iniciativa do Mar Negro” depois de negociações com autoridades norte-americanas. No entanto, estabeleceu como requisito que os EUA suspendam sanções contra o Rosselkhozbank, banco agrícola russo, e outros pontos, o que foi aceito pelos Estados Unidos.
Ver todos os comentários | 0 |