Fechar
GP1

Internacional

Efeito Trump: Google encerra política de 'metas de diversidade'

Em comunicado, a empresa afirmou que não vai fixar objetivos para aumentar a diversidade.

Seguindo os passos de outras big techs, o Google anunciou uma mudança em sua abordagem de diversidade, que envolve a eliminação das metas de contratação de grupos sub-representados. Em comunicado enviado por e-mail, a empresa afirmou que não vai fixar objetivos para aumentar a diversidade na força de trabalho.

No ano de 2020, a morte de George Floyd desencadeou um clamor por “justiça racial”. Nesse período, o Google adotou uma meta para elevar em 30% a representação de liderança de grupos sub-representados até 2025.


Foto: Marcelo Cardoso/GP1Google
Google

Contudo, o mais recente relatório da Alphabet, controladora do Google, omitiu a declaração de compromisso com a DEI, presente de 2021 a 2024.

Mudanças na big tech

Conforme o relatório de diversidade de 2024 do Google, 5,7% dos funcionários nos EUA eram negros e 7,5% eram latinos. Esse índice representou uma melhora em relação a quatro anos atrás, quando havia 3,7% de funcionários negros e 5,9% latinos.

Agora, a empresa está reconsiderando a divulgação dos relatórios anuais de diversidade, veiculados desde 2014. Os programas de DEI também estão sendo revisados, especialmente aqueles que abrangem treinamentos e subsídios considerados arriscados ou menos impactantes.

Essa revisão é um esforço do Google para alinhar as iniciativas adotadas na empresa às ordens executivas do Governo Trump.

Empresas de tecnologia revisam políticas de diversidade

Além do Google, a Meta, dona das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, também reverteu algumas de suas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). A empresa de Mark Zuckerberg desfez a equipe de diversidade e eliminou metas para contratar mais mulheres e minorias.

Segundo a vice-presidente de RH, Janelle Gale, as mudanças foram provocadas pela alteração do cenário legal e político nos EUA. Seguindo o exemplo da Meta, a Amazon anunciou em dezembro que encerraria algumas iniciativas de diversidade até o fim de 2024, como a remoção da frase “diversidade, equidade e inclusão são boas para os negócios” do site, mas mantendo outras referências ao tema.

Enquanto isso, empresas como a Apple estão sendo pressionadas pelos acionistas para reduzir essas medidas de diversidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.