O Vaticano divulgou nas primeiras horas deste domingo (23) que o Papa Francisco , de 88 anos, teve uma noite tranquila e conseguiu descansar, após enfrentar uma crise respiratória no dia anterior. Ele permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde recebe cuidados médicos desde o dia 14 de fevereiro.
No relatório anterior, o Vaticano afirmou que a condição do sumo pontífice era “crítica”. Essa classificação se deu em razão do diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões. Nesse sábado (22), o Papa Francisco teve uma crise respiratória asmática, e precisou de suporte de oxigênio e transfusões de sangue.
As transfusões foram necessárias devido à baixa contagem de plaquetas, condição associada ao quadro de anemia. Durante coletiva realizada na sexta-feira (21), os médicos alertaram sobre a idade avançada do pontífice e o estado de saúde dele.
Para o médico Ser Alfieri, havia o risco de a infecção pulmonar se expandir para a corrente sanguínea e acabar levando a uma sepse, que é muito mais fatal e difícil de tratar.