Elon Musk , empresário e líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), sugeriu que o Governo dos Estados Unidos teria influenciado o resultado das eleições de 2022 no Brasil, que resultaram na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva , do PT, para seu terceiro mandato.
Musk afirmou, nessa quarta-feira (12) que o "deep state" (estado profundo) americano atuou para prejudicar a reeleição de Jair Bolsonaro . Ele fez essa declaração em resposta a um post do senador republicano Mike Lee, de Utah, que questionou uma possível intervenção da Casa Branca nas eleições brasileiras, após um encontro com o deputado Eduardo Bolsonaro em Washington D.C.
Lee publicou no X (antigo Twitter): “Se o governo dos EUA financiasse a derrota de Bolsonaro por Lula, isso o incomodaria? Eu ficaria lívido. Quem está comigo nisso?”. Musk respondeu dizendo: “Bem, o estado profundo dos EUA de fato fez isso”.
No ano passado, Musk, que agora faz parte do governo de Donald Trump , se envolveu em uma disputa legal no Brasil, que incluiu, entre outras ações, o bloqueio temporário de sua rede social, o X, no país, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes .
A publicação original que o senador republicano compartilhou no X era de um perfil banido no Brasil, o @laderechadiario.