O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja nesta quinta-feira (05) para o Uruguai, onde desembarca por volta das 15h30, no Aeroporto Internacional de Carrasco, para participar da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. O primeiro encontro do chefe do Executivo brasileiro será com Pepe Mujica , ex-presidente uruguaio.

Além do encontro com Mujica, o petista terá reunião bilateral com Luis Arce, presidente da Bolívia, que está no Uruguai para celebrar a entrada de seu país como membro pleno do Mercosul.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Pepe Mujica

A previsão é de que Lula fique no Uruguai até a sexta-feira (06), para diversos eventos da 65ª Cúpula do Mercosul, encontro que marca a transferência da presidência do bloco econômico para a Argentina.

Lula articula acordo entre Mercosul e União Europeia

Na última semana de novembro, Lula se reuniu com Yamandú Orsi, o atual presidente do Uruguai, para discutir as expectativas da próxima presidência do Mercosul e negociações com a União Europeia.

O acordo entre Mercosul e União Europei é discutido há pelo menos 20 anos, segue sem acordo oficial, mas é visto com bons olhos por vários líderes europeus, com exceção, por exemplo, do presidente francês, Emmanuel Macron.