Mostrando ser referência nos esportes de luta, o Piauí mostrou toda a sua garra e subiu ao pódio nessa quarta-feira (25), com o jovem Luiz Gustavo Alves Nogueira, de apenas 14 anos, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). O piauiense derrotou o atleta do Rio de Janeiro, se sagrando campeão na categoria kumite -63kg, do karatê.
Antes de se sagrar campeão, Luiz Gustavo precisou passar por cinco lutas, nas quais enfrentou atletas dos estados de Alagoas, Paraíba, Espírito Santo e Minas Gerais, até chegar na grande final. Com o resultado, o jovem piauiense garantiu a classificação para a Olímpiada Mundial Escolar, conhecida como Gymnasiade.
O jovem repetiu o feito de Ana Laura Figueiredo, que garantiu a medalha de ouro nos JEBs de 2023, no karatê. A presença dos piauienses na competição e na modalidade segue firme, com mais seis atletas brigando por medalhas nesta quinta-feira (26).
Motivação para a conquista da medalha
Esta foi a segunda participação de Luiz Gustavo nos JEBs, o qual ele conseguiu classificação através do Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), onde foi campeão. No entanto, em 2023 o jovem não teve o desempenho esperado, ficando de fora do pódio. A ausência de medalhas foi um dos fatores que alimentaram a campanha do jovem piauiense para este ano.
Em entrevista ao GP1, o presidente da Federação de Karatê do estado do Piauí (FKEPI) e um dos professores do atleta, João Soares, afirmou que após a eliminação em 2023, Luiz Gustavo decidiu se empenhar e com isto um planejamento de preparação foi montado. A partir disso, o jovem piauiense deu início ao treinos em novembro de 2023, conquistando resultados no Campeonato Brasileiro Classificatório e em duas etapas do Circuito Open Nacional.
“Ano passado foi a primeira participação dele nos JEBS e em um campeonato fora do estado, onde ele não teve o resultado que esperava e então decidiu empenhar-se cada vez mais e alçar voos mais altos. Então, iniciamos um planejamento e uma grande preparação com ele em novembro do ano passado, e esse ano ele já obteve medalhas no campeonato brasileiro classificatório e em 2 etapas do Circuito Open Nacional”, explicou o presidente João Soares.
Agora, Luiz Gustavo vai manter a preparação para poder disputar o Gymnasiade, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar. A expectativa é que a competição inicie no mês de outubro, do dia 23 até o dia 31.
Ver todos os comentários | 0 |