Com a participação de mais de 220 competidores, a 37ª edição do Enduro do Jenipapo abriu o campeonato piauiense de enduro de regularidade em 2024, para motos e mountain bike. As disputas foram na manhã desse domingo (10), entre Teresina e Campo Maior, tendo como ponto de referência o Monumento Batalha do Jenipapo. As duas competições tiveram programações diferentes. Nas motos 50 pilotos do Piauí e do Maranhão disputaram o torneio. Já nas bikes, 172 ciclistas pedalaram nas categorias oficiais e abertas.
A competição das motos tiveram largada às 8h, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, e chegada no Monumento Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. Ao todo, foram percorridos 160 km, em 5h50 de prova. O campeão da categoria dos graduados, o teresinense Lenilson Viana, seis vezes campeão piauiense graduado e duas vezes na categoria intermediário, falou sobre a competição.
“O percurso escolhido beneficiou pilotos que gostam de serras, além disso, pudemos desfrutar de lindas paisagens como na Serra do Vale dos Dinossauros (em Campo Maior), que foi, tecnicamente, um ponto determinante para conquistar uma boa pontuação e a vitória”, afirmou Lenilson Viana.
Nas bikes, a largada e chegada foram no Monumento Batalha do Jenipapo. Em razão de trechos que ficaram completamente alagados, devido às chuvas do período, a decidiu reduzir o percurso de 90 para 72 km, já que poderiam deixar alguns trechos intrafegáveis. Nas categorias masculinas, as disputas para as chegadas dos primeiros e segundos lugares foram decididas em milésimos de segundos.
Em 1986, a Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) buscou homenagear os heróis que lutaram e morreram na batalha mais sangrenta do Piauí, a Batalha do Jenipapo, e criaram a competição mais antiga e tradicional de enduro do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |