O futebol piauiense não teve uma boa temporada no cenário nacional em 2023. Neste ano, Parnahyba, Altos e Fluminense-PI representaram o estado no Campeonato Brasileiro. O Altos disputou a Série C e amargou um rebaixamento. Já Tubarão e Vaqueiro participaram da Série D e não foram muito longe. Citando os números das três equipes, foram 49 partidas, 8 vitórias, 17 empates e 24 derrotas.
Entre os times, o que teve o melhor desempenho foi o Parnahyba, que em uma trajetória de altos e baixos, já que conseguiu chegar na segunda fase da Série D, mas não avançou mesmo com uma boa vantagem. O Altos deixou a desejar e amargou um rebaixamento após três anos na terceira divisão. Já o Vaqueiro venceu apenas uma partida e terminou na lanterna do grupo 2 da quarta divisão.
Na Série D, o Tubarão chegou na segunda fase, onde venceu a primeira partida por 2 a 0 no jogo de ida, mas não soube administrar a vantagem e perdeu por 3 a 0 na volta. Durante a fase de grupos, foram quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
O Altos até se manteve no Brasileirão Série C por três anos seguidos, mas nesta temporada fez uma atuação muito abaixado das anteriores e acabou sendo rebaixado. Em meio a troca de técnicos e salários atrasados, o Jacaré encerrou sua participação na 19ª posição com 13 pontos. Em seu retrospecto, foram apenas duas vitórias, sete empates e 10 derrotas.
O Fluminense-PI foi a equipe com o pior desempenho, vencendo apenas uma partida no Brasileirão Série D. Com cinco empates e oito derrotas, o Vaqueiro terminou na lanterna do grupo 2 com 8 pontos. O time até chegou na final do Campeonato Piauiense, mas após perder o título para o River, optou por fazer uma reformulação que não surtiu resultado.
Para a temporada 2024, a esperança é que alguma equipe consiga o acesso para o Brasileiro Série C, já que River, Altos e Fluminense-PI estarão representando o Piauí na quarta divisão. Campeão do Piauiense 2023, o Galo é o time com maior expectativa, já que prometeu um bom planejamento, renovou com alguns jogadores que fizeram parte do elenco que levou o título, tem a maior torcida do estado e carrega o recorde de 32 títulos estaduais.
Ver todos os comentários | 0 |