Após a excelente campanha na FIBA AmeriCup W, com 7 vitórias em 7 jogos, que aconteceu em julho no México, o Basquete Brasil Feminino agora deseja desfilar seus talentos nas quadras do Brasil. Para isso, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) enviou, nesta semana, uma solicitação formal à Federação Internacional de Basquete (FIBA) para sediar um dos Pré-Olímpicos Mundiais de Basquete Feminino, que ocorrerá em fevereiro de 2024.
Os Pré-Olímpicos representam a etapa final para a classificação para as Olimpíadas de Paris propriamente ditas. O Brasil já está classificado para a fase prévia devido ao título conquistado na AmeriCup, ao vencer os Estados Unidos por 68 a 59.
O torneio funciona da seguinte maneira: cada Pré-Olímpico recebe quatro equipes que jogam entre si na disputa por três vagas para Paris. Ao todo, serão 16 seleções em busca de 10 vagas. Vale ressaltar que os EUA e a França já estão garantidos devido à sua condição de Campeão Mundial e sede das Olimpíadas. No entanto, essas equipes ainda participam da competição para manter o ritmo e estudar potenciais adversárias.
“Enviamos à FIBA o nosso interesse na realização do Pré-Olímpico no país e queremos muito que dê certo; Vamos trabalhar para isso, apesar de sabermos que a decisão é da FIBA. Nossa Seleção feminina merece, o basquete feminino do Brasil, vencedor em sua história e em ascensão, merece também”, afirmou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Agora, a CBB deve iniciar as conversas com estados interessados em serem anfitriões, em parceria com a entidade e os patrocinadores envolvidos.
Ver todos os comentários | 0 |