A NBA ficou conhecida historicamente devido à dificuldade das equipes em ser campeão. O trófeu Larry O’Brien tornou-se uma das premiações mais cobiçadas no mundo dos esportes e a dificuldade de ser o número 1 entre 30 equipes reservou a alguns atletas um lugar que não os pertence: o de não ser campeão. Assim, a NBA através do comissário Adam Silver anunciou uma nova competição que a Liga promoverá: a Copa NBA.
O formato não é uma novidade no mundo do basquete e torneios mata-mata acontecem em todo o mundo FIba, como a Copa do Rei, na Espanha, e o Super 8, organizado no Brasil pela LNB. A ideia advém do futebol, que organiza campeonatos nacionais e torneios mata-mata que fornecem além de um novo troféu e consequentemente um título, muito dinheiro.
NBA IN-SEASON TOURNAMENT EXPLAINED ????
— NBA (@NBA) July 8, 2023
Starting Nov. 3, all 30 teams will compete for the NBA Cup with 8 teams advancing into the knockout rounds! The tournament semis and championship game will be held in Las Vegas, Dec. 7 and 9! pic.twitter.com/NZdURUa3XR
“Este é um conceito que tem surgido no escritório da liga por cerca de 15 anos”, disse Adam Silver ao NBA Today – reunião anual da Liga, que ocorre na abertura da Summer League Las Vegas – “Achamos que era uma oportunidade perfeita para uma liga global como a NBA, e é um ajuste perfeito para o nosso jogo. Novas tradições levam tempo. Mas, em todos os esportes, estamos vendo inovações e agora é a hora deste torneio da temporada da NBA”, relatou o Comissário.
O torneio inicia no dia 3 de novembro e as semifinais serão disputadas entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Las Vegas. Não haverão confrontos a mais dentro da liga, que já tem 82 jogos, os duelos ocorrem dentro da temporada regular e os finalistas farão um confronto a mais, em um total de 83, que estará em um limbo estatístico, igual o torneio play-in e não contará para classificação e potenciais premiações e indicações na liga.
Abaixo, todos os detalhes de como funcionará a competição:
As 30 franquias da NBA foram divididas em seis grupos de cinco times.
Grupo 1: Philadelphia 76ers, Cleveland Cavaliers, Atlanta Hawks, Indiana Pacers, Detroit Pistons
Grupo 2: Milwaukee Bucks, New York Knicks, Miami Heat, Washington Wizards, Charlotte Hornets
Grupo 3: Boston Celtics, Brooklyn Nets, Toronto Raptors, Chigaco Bulls, Orlando Magic
Grupo 4: Memphis Grizzlies, Phoenix suns, Los Angeles Lakers, Utah Jazz, Portland Trail Blazers
Grupo 5: Denver Nuggets, LA Clippers, New Orleans Pelicans, Dallas Mavericks, Houston Rockets
Grupo 6: Sacramento Kings, Golden State Warriors, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder, San Antonio Spurs
Entenda o método utilizado
Para a classificação, a NBA utilizou um sistema parecido com o da FIFA na Copa do Mundo. A intenção é garantir que haja mais níveis competitivos dentro dos grupos então foram separadas cinco potes e os times foram classificados de acordo com sua posição na temporada regular, logo, do primeiro a terceiro, segui por equipes 4-6 no pote 2, 7-9 no pote 3, 10-12 no pote 4 e 13-15 no pote 5. Em seguida, um time foi selecionado aleatoriamente de cada pote para formar os grupos.
A fase de grupos consistirá em quatro confrontos dentro dos grupos nos dias 3, 10, 14, 17, 21, 24 e 28 de novembro. Para que você anote em sua agenda, os jogos ocorrerão às terças-feiras e sextas-feiras.
Avançam para o mata-mata o vencedor de cada grupo e o melhor segundo colocado de cada conferência, numa classificação geral. As quartas de final acontecem entre os dias 4 e 5 de dezembro. As datas encurtam e as semifinais ocorrem na T-Mobile Arena no dia 7 de dezembro e a final acontece no dia 9 de dezembro. Chegam as finais um time da Conferência Oeste e outro da Leste, uma prerrogativa da liga.
Premiação
Há boas quantias de dinheiro a ser distribuída na Copa da NBA e os vencedores levam $ 500 mil cada. O vice-campeão será recompensado com $ 200 mil para cada atleta. Aqueles que caíram nas semifinais e quartas de final, recebem $100 e $ 50 mil respectivamente.
NBA Cup
Durante o período de discussão sobre o torneio, muito se especulou se o troféu ganharia o nome do ex-Comissário da NBA, David Stern. A taça será, por enquanto, simplesmente NBA Cup, mas executivos da liga admitem que isso pode mudar ao longo dos anos, tudo pode depender de como a competição se desenvolverá.
Ver todos os comentários | 0 |