A etapa mundial de surfe da Liga Mundial de Surfe (WSL) encerrou com a conquista do título pelo norte-americano Griffin Colapinto na categoria masculina e por Carissa Moore no feminino. Após as finais, o brasileiro Gabriel Medina, campeão mundial três vezes, publicou em suas redes sociais uma carta em que questiona os critérios dos juízes da WSL.
O pedido ocorreu por conta da eliminação diante do australiano Ethan Ewing nas quartas de final. Na ocasião, o brasileiro e o australiano terminaram com a mesma quantidade de pontos, mas Ethan saiu como vitorioso por ter garantido a onda de maior valor, 9,07 contra 8,67 de Medina.
Em sua postagem, o brasileiro declarou que está havendo falta de clareza e inconsistência por parte dos juízes na hora de determinar as notas aos atletas.
Confira a nota:
“O surf é a minha vida, e meu amor por este esporte é incondicional. Surfo com paixão e pretendo deixar um belo legado quando olhar para trás um dia. No entanto, a comunidade do surfe, especialmente a brasileira, está estarrecida com a falta de clareza e inconsistência na definição das notas já há muitos anos, mas ultimamente isso tem sido ainda mais chocante.
Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte. Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte.
Também é importante observar que muitos treinadores tiveram a oportunidade de falar com a WSL após as baterias/etapas para discutir sobre PROGRESSÃO e VARIEDADE nos critérios e a falta de valorização para as manobras. O retorno recebido é sempre bastante defensivo, com exemplos ruins para ilustrar seus argumentos. A WSL precisa urgentemente esclarecer seus critérios e aplicar um julgamento justo para preservar a evolução do esporte”, escreveu Medina.
Alguns surfistas, como Filipe Toledo e Yago Dora, comentaram na publicação de Medina e chegaram a repostar a nota em suas redes sociais.
Além do posicionamento de Medina, os torcedores brasileiros reclamaram em torno do critério escolhido pelos juízes. A torcida também questionou as notas dadas a Ítalo Ferreira e Griffin Colapinto na disputa do título.
Ver todos os comentários | 0 |