Os casos de racismo contra Vinícius Júnior, do Real Madrid, não começaram quando ele completou 20 anos. Com certeza, eles também não começaram na Espanha, mas é na Europa que o atacante madrilenho e da seleção brasileira tem passado os piores testes. Desde programas de televisão a torcedores nas arquibancadas e os próprios jogadores dentro do gramado começam a provoca-lo. O intuito é que Vini acabe por perder a paciência.
A resposta de Vini vem no campo, mas o acinte já ultrapassou todas as possiblidades e o jogador tem se pronunciado cada vez mais. Por parte de La Liga, porém, não há nenhuma atitude prática. Do lado do Real Madrid, notas de repúdio no site oficial quando apenas palavras não são mais suficientes. Agora, um time resolveu tomar medidas.
O Real Valladolid, equipe que subiu de divisão nesta temporada e pertence ao pentacampeão Ronaldo Nazário emitiu um comunicado nesta quinta-feira (9) e tornou público que agirá para identificara os torcedores que foram racistas com Vini. As equipes se enfrentaram pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol, ainda em dezembro/2022.
Segundo a nota, a equipe já identificou 10 torcedores envolvidos nos insultos racistas. A primeira medida adotada pelo time de Ronaldo é a de suspender o título de sócios destes torcedores, além de apresentar denúncia à justiça. Veja a nota do clube.
“O Real Valladolid comunicou a uma dezena de seus assinantes as medidas cautelares adotadas pelo Corpo Disciplinar Social do Clube, em relação aos fatos ocorridos durante a partida contra o Real Madrid, classificados como racismo e intolerância. A entidade não considera seus torcedores racistas, mas o cometimento desses incidentes específicos os obrigou a tomar as medidas cabíveis.
O Clube colaborou para a identificação policial destas pessoas e foram explicadas aos interessados as três condutas que encontrarão: a realizada pelo Real Valladolid, a dependente da Comissão Estatal contra a Violência, a Xenofobia e a Intolerância em Esporte, e aquele que será desenvolvido pela Justiça ordinária.
A medida cautelar implica a suspensão imediata dos cartões de subscritor destas pessoas até à resolução do processo, que ocorrerá no prazo máximo de um mês. Com base no Regulamento Interno de Sócios de Época e Espectadores Gerais do Estádio José Zorrilla e no Regulamento do Conselho de Disciplina Social do Clube, estes titulares de títulos de época dispõem de quinze dias para apresentar as alegações que considerem oportunas”.
Ver todos os comentários | 0 |