Quem assistiu ao confronto entre Flamengo e Corinthians, na última terça-feira (9), pela Copa Libertadores da América, no Maracanã deve ter ficado intrigado com um personagem, no mínimo, peculiar. Após o sensacional passe de trivela de Arrascaeta para o gol de Pedro, o único da partida, a torcida pôde ver um influenciador correndo junto dos atletas na comemoração do gol. Incomum, ainda mais na área do gramado geralmente destinada a jornalistas.
Matheus Nunes da Silva, ou Negrete é influenciador digital e humorista. Em seus vídeos, costuma imitar jogadores e é querido entre os boleiros. Flamenguista, Negrete correu em direção ao camisa 21 e esteve em inúmeras fotos no desenrolar do gol. Negrete estava naquela área não sem aval, pois é possível ver o influenciador utilizando um colete da competição, logo, ele foi credenciado. Reveja.
AIIIII MEU DEUS OBRIGADO ❤️❤️❤️❤️❤️ @Flamengo @Pedro9oficial pic.twitter.com/6nV11holDU
— N E G R E T E (@eunegrete10) August 10, 2022
A euforia do influenciador flamenguista, porém, não pegou bem na CONMEBOL, organizadora da competição. A entidade Sul-Americana acionou a Meta, responsável pelo Facebook pelo comportamento apresentado, fortemente repudiado pela unidade disciplinar da entidade. A Conmebol aplicará sanções e Negrete não deverá mais estar apto a ficar atrás dos gols nesta edição.
O Facebook-Meta detém direitos de transmissão da Copa Libertadores e com isso abriu credenciamento para que influenciadores produzissem conteúdo a partir do gramado. A consequência da comemoração gerou movimento por parte da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB). Veja a nota na íntegra no fim do texto.
O Flamengo venceu o Corinthians e avançou às semifinais da Libertadores e o rubro-negro enfrentará o Vélez Sarsfield, da Argentina. As semifinais estão previstas para acontecer entre os dias 30 de agosto a 8 de setembro.
Carta à Conmebol
Prezados Senhores,
Temos visto, repetidamente, nos jogos da Copa Conmebol Libertadores, a presença de pessoas no entorno do gramado vestidas com coletes de imprensa da competição como se fossem profissionais trabalhando, e não são. São os chamados torcedores digitais, que, sem temor algum, gravam vídeos abraçando jogadores e comemorando gols, como se estivessem na arquibancada. Ou seja: são torcedores dentro de campo, oficializados pela competição.
A imprensa credenciada (jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas) segue normas rígidas de comportamento nos estádios, sobretudo os que precisam acessar o campo (os das emissoras detentoras de direitos), não podendo fazer imagens para redes sociais particulares. No entanto, torcedores digitais o fazem e se orgulham de exibir as imagens que deveriam ser de uso exclusivo dos detentores de direitos.
Radialistas, que desde o século passado fazem esse trabalho com profissionalismo e competência, são retirados do entorno do gramado sob o argumento de se “limpar a imagem” do campo; mas é permitida essa nova modalidade de divulgação do evento.
Caso essa nova modalidade de torcedores digitais se estabeleça, sugerimos que ela seja normatizada e os convidados sejam identificados com coletes específicos. Precisamos dessa diferenciação para que esses convidados não sejam confundidos com os profissionais de imprensa credenciados.
Em nome da crônica esportiva brasileira, pedimos providências e aguardamos pronunciamento da Conmebol.
A Diretoria
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