Nordeste marca presença em lista prévia de melhores jogadoras do mundo feita pelo jornal inglês The Guardian. A lista com o nome das jogadoras foi divulgada de forma progressiva na última semana, com o anúncio das 10 últimas atletas anunciada na manhã de sábado (24). Dentre os nomes, a lista possui a presença de quatro brasileiras, sendo duas nordestinas.
A brasileira mais bem colocada na lista foi a atacante Debinha, ano passado a jogadora também tinha sido a melhor colocada do país na lista na 27° posição, dessa vez a jogadora subiu quatro lugares e conquistou a 23° colocação na lista.
Além de Debinha, o Brasil contou com a presença de mais três jogadores no ranking. A atacantes, Geyse, do Barcelona, ocupou a 72° posição na lista do jornal, ainda na posição, a atacante Kerolin, do North Carolina Courage, conquistou a 82° posição. Além das três, a zagueira, que atua no Arsenal, Rafaella, foi a 84° colocada no ranking.
Das quatro jogadoras brasileiras, duas vieram do futebol nordestino. A atacante Geyse Ferriera, de 24 anos, nasceu em Alagoas, onde começou a sua história no futebol, atleta atuou pelo CESMAC, um Centro Universitário em Maceió e passou pelo União Desportiva Alagoana. No Brasil, a atleta também passou pelo Corinthians.
Em 2016, Geyse foi jogar na Europa, pelo Madrid FFC, e foi emprestada para o Benfica. Após a passagem pelo clube português, a jogadora retornou para a Espanha e atuou por seis temporadas, marcando 98 gols em 114 jogos. Em 2022, Geyse se transferiu para o Barcelona, onde se destacou ao marcar nove gols em 16 partidas.
Já a zagueira Rafaella Souza, veio do futebol baiano, a atleta foi revelada pelo São Francisco e também teve passagem pelo América-MG. A jogadora atuou no futebol universitário dos Estado Unidos e passou por uma longa temporada no futebol chinês, de 2016 até 2020. A atleta rumou para o futebol inglês e aos 30 anos se tornou a primeira brasileira a vestir a camisa do Arsenal.
Ver todos os comentários | 0 |