Maria Isabel Barroso Salgado, mais conhecida como Isabel, que foi um dos maiores ícones do vôlei brasileiro, morreu nesta quarta-feira (16), no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. A jogadora ajudou a abrir as portas do vôlei feminino nos anos 1980 e assumiu papel importante para novas gerações de mulheres no esporte. A jogadora deixa cinco filhos e cinco netos.
Isabel Salgado fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade, nos anos de 1980. Ela disputou duas Olimpíadas no vôlei de quadra nos anos de 1980 em Moscou e no ano de 1984 nas Olimpíadas de Los Angeles, que apesar de não ganhar medalha foi a primeira equipe da história do país a disputar uma grande competição.
No início dos anos 1990, com a popularização da categoria do vôlei de praia, a jogadora migrou para a modalidade, onde foi uma das pioneiras do mundo na categoria. Isabel Salgado, jogou etapas do Circuito Mundial e brasileiro entre 1993 e 2001, onde ganhou medalha de ouro na etapa de Miami, nos Estados Unidos, em 1994.
Isabel foi jogadora das categorias de base do Flamengo, onde estreou pelo clube aos 13 anos em 1973. Em 1978 e 1980, a atleta foi campeã brasileira pela equipe rubro-negra. Em nota postada no twitter, o clube carioca lamentou o falecimento da ex-jogadora brasileira.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Isabel Salgado, uma das maiores referências do vôlei nacional. Formada na base do clube, Isabel deu os primeiros passos na Seleção Brasileira enquanto vestia o Manto e foi bicampeã nacional pelo Rubro-Negro…
— Flamengo (@Flamengo) November 16, 2022
Com informações da repórter Topázio Figueiredo
Ver todos os comentários | 0 |