Simone Biles , uma das maiores atletas olímpicas da história, segue sem definir se competirá nos Jogos Olímpicos de 2028, que acontecerão em Los Angeles. A ginasta de 27 anos, que recentemente retornou as competições com destaque, reconhece que está no final de sua carreira e tem ponderado sobre os impactos pessoais e profissionais de estender sua trajetória no esporte.
Em entrevista à Sports Illustrated , Biles foi franca ao abordar as complexidades de uma possível decisão. “Já realizei tanto, quase não há mais nada a fazer, a não ser ficar esnobe e tentar novamente. E para quê? Estou em um ponto da minha carreira onde sou humilde o suficiente para saber quando parar”, afirmou.
Embora não descarte completamente a possibilidade de competir em uma Olimpíada em casa, a americana destacou os sacrifícios envolvidos. “Se você voltar, será ganância. Essas são as consequências. Mas essa também é uma decisão para tomar. Que sacrifícios seriam feitos se eu voltasse agora? Quando você é mais jovem, é tipo, baile de formatura, faculdade. Agora é tipo, formar uma família, ficar longe do meu marido. O que realmente vale a pena?”, refletiu.
Biles já conquistou 11 medalhas olímpicas – sete de ouro – e impressionantes 30 medalhas em Campeonatos Mundiais, incluindo 23 ouros. Seu retorno aos Jogos de Paris de 2024, após um afastamento que incluiu lutas contra questões de saúde mental, foi aclamado como um dos momentos mais inspiradores do esporte.