O tenista João Fonseca , de apenas 18 anos, escreveu mais um capítulo da sua carreira nesta quinta-feira (23), ao conquistar o Top 100 do ranking da ATP. O feito fez com que Fonseca se tornasse o brasileiro mais jovem a alcançar essa posição, superando a marca de Cássio Motta e até mesmo, Gustavo Kuerten , famoso Guga, que havia conseguido a proeza aos 19 anos.
A confirmação de sua ascensão veio após a eliminação do americano Aleksandar Kovacevic (102º) no Challenger 125 de Quimper, na França, que possibilitou a projeção do brasileiro para o 99º lugar no ranking mundial. Mesmo na pior das hipóteses, caso o sérvio Laslo Djere vença o torneio, João ficaria com a 100ª posição.
Aos 18 anos, João já se destaca pela sua trajetória financeira, com premiações acumuladas que ultrapassam os R$ 4 milhões, superando, por exemplo, o valor que Guga conquistou aos 18 anos, quando terminou o ano na 418ª posição e faturou pouco mais de R$ 2 milhões.
O carioca, que já havia chamado a atenção por suas conquistas em torneios juvenis, vem se consolidando como uma das maiores promessas do tênis mundial. Recentemente, ele venceu o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra, além de ter derrotado o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, no Australian Open, onde se tornou o mais jovem da Era Aberta a entrar na chave de um Grand Slam.
O tenista também tem atraído a atenção do mercado, acumulando novos patrocínios de peso. O atleta fechou um contrato de cinco anos com a XP, empresa de investimentos, que fará com que sua marca seja estampada em sua camiseta, além de participar de ações de marketing. Esse acordo se soma a outros importantes patrocinadores, como a plataforma ON Running, que tem Roger Federer como acionista, e a renomada marca de relógios suíços Rolex, que também patrocina grandes nomes do esporte, como Roger Federer, Carlos Alcaraz e Iga Swiatek.
Com seu talento, João Fonseca tem conquistado o reconhecimento tanto nas quadras quanto fora delas. Segundo Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM, o número crescente de patrocinadores do tenista reflete seu potencial esportivo, sua habilidade de atrair marcas e despertar o interesse pelo tênis no Brasil.
“O número de patrocinadores que atraiu tão cedo reflete não só seu potencial esportivo, mas também sua capacidade de mobilizar marcas e a ampliar a paixão pelo tênis no Brasil. Junto com Bia Haddad, João tem tudo para reacender o entusiasmo nacional pelo tênis, algo que não víamos desde os tempos de Guga, resgatando o orgulho de torcer pelo Brasil nas quadras”, acrescentou o professor.