Nas Olimpíadas de Paris, Sarah Menezes conseguiu um feito inédito após o ouro da judoca Bia Souza: se tornou a primeira brasileira a ganhar medalha tanto como atleta como treinadora. Técnica da Seleção Feminina, a piauiense contou as estratégias que usou para garantir a primeira medalha da estreante em Jogos Olímpicos.

Ao jornal O Globo, Sarah declarou que usou da psicologia e de toda a sua experiência para deixar Bia a mais tranquila possível. “Combinei com ela que seria um treinamento mais intenso, só duas lutas, com quatro minutos cada. Mas, se ela jogasse em dez segundos, teria mais tempo de descanso entre uma luta e outra. Disse que teria mais duas lutas à tarde. Ela se concentrou nisso, foi levando”, revelou.

Além disso, a piauiense explicou outra tática fundamental para a vitória de Bia. “Também falei para ela imaginar que estava em uma competiçãozinha lá na cidade dela, em Itariri, com a torcida a favor. E para não lembrar que estava nos Jogos Olímpicos”, disse.

Beatriz venceu sua primeira medalha de ouro contra a israelense Raz Hershko na final. A judoca relatou que levou as instruções à risca e nem se deu conta da torcida toda francesa. “Não escutei nada. Fiquei focada no que queria realizar na luta. Eu faço uma audição seletiva e consigo me concentrar totalmente no meu momento”, afirmou.