Uma rivalidade recente no futebol brasileiro ganhará um novo capítulo nesta quarta-feira (14). A partir das 21h30, Botafogo e Palmeiras se enfrentarão no jogo de ida das oitavas da Libertadores, no estádio Nilton Santos.

Os dois times já se enfrentaram em 104 ocasiões, com vantagem para o Palmeiras. São 40 vitórias do Alviverde Paulista, contra 31 do Botafogo e 33 empates. O jogo mais emblemático entre os dois foi o 4 a 3 do time paulista em cima do Glorioso, de virada, pelo Brasileirão de 2023.

As duas equipes vivem momentos distintos na temporada. Mesmo sendo líder no Brasileirão, o Botafogo passa por uma oscilação, com duas derrotas e dois empates nos últimos cinco jogos. Para o confronto, o treinador Artur Jorge terá o desfalque do lateral Damian Suarez, que sairá do clube por “problemas pessoais”.

Já o Palmeiras, que estava em uma fase turbulenta, começou a se reencontrar na temporada. O principal retorno é o do jovem Estevão, que estava lesionado e voltou a ser relacionado, além de Felipe Anderson e Zé Rafael.

Rivalidade fora dos gramados

Além disso, o jogo marcará o embate entre duas figuras que representam os clubes: Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e John Textor, dono da SAF do Botafogo. Desde o final de 2023, o norte-americano não poupou críticas a Leila, afirmando que as edições do Brasileirão vencidas pelo Alviverde Paulista foram manipuladas a favor da equipe.

Em seguida, a presidente do Palmeiras rebateu as acusações de Textor. Desde então, os dois se tornaram rivais públicos e não se encontram publicamente.