A Seleção brasileira feminina de futebol começou a participação olímpica com uma vitória por 1 a 0 sobre a Nigéria, em jogo que marca a última Olimpíada da atacante Marta , de 38 anos. A partida, realizada na tarde de quinta-feira (25) no Estádio Matmut Atlantique, em Bordeaux, contou com uma assistência decisiva da craque alagoana, resultando no gol de Gabi Nunes ainda no primeiro tempo.
Com este resultado, o Brasil somou seus primeiros três pontos no Grupo C, igualando a pontuação da Espanha, que venceu o Japão por 2 a 1. O próximo desafio da equipe verde-amarela será contra as japonesas, no domingo (28), no estádio Parque dos Príncipes, em Paris. O jogo começou com dificuldades para o Brasil, que apostava em bolas longas devido à distância entre as jogadoras de meio-campo e as atacantes Marta e Gabi Nunes.
A Nigéria criou perigo com a ponta-direita Rasheedat Ajibade, que superou a lateral-esquerda Tamires em diversas ocasiões. Em uma dessas jogadas, Ajibade deixou Ihezuo livre para finalizar, mas a atacante parou na goleira Lorena, que fez duas defesas importantes em sequência. Após um escanteio, Demehin cabeceou livre, mas errou o alvo, permitindo que o Brasil se reorganizasse.
Apesar das dificuldades iniciais, a seleção brasileira conseguiu controlar melhor os lados do campo e chegou a marcar um gol com Marta, anulado por impedimento. Após a lesão de Tamires, que foi substituída por Yasmim, o Brasil conseguiu abrir o placar aos 37 minutos. Marta recuou e fez um passe preciso para Gabi Nunes, que finalizou com força no canto esquerdo da goleira Nnadozie.
No segundo tempo, a seleção brasileira manteve a vantagem e controlou o ritmo do jogo, beneficiada pelo público relativamente pequeno no estádio, que apoiava majoritariamente o Brasil. A torcida, composta também por simpatizantes do Bordeaux, clube que vive uma fase difícil no futebol francês, contribuiu para a atmosfera favorável, embora não muito eletrizante.
A Nigéria teve apenas uma chance perigosa no segundo tempo, novamente com Ajibade, mas Lorena fez mais uma boa defesa. Marta quase ampliou em uma tentativa de cruzamento que acertou o poste esquerdo. A vitória por 1 a 0 foi essencial para a seleção brasileira começar bem a campanha olímpica, especialmente na despedida de Marta das Olimpíadas.