O campeão olímpico com a Seleção Brasileira de vôlei em 1992, André Felippe Falbo Ferreira, conhecido popularmente como Pampa, morreu aos 59 anos nesta sexta-feira (7) em São Paulo. O ex-jogador enfrentava um linfoma, um câncer no sistema linfático, e morreu após complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia.

Pampa havia recebido o diagnóstico de Linfoma de Hodgkin ainda este ano e logo iniciou o tratamento. Recentemente, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Beneficência Portuguesa, na cidade de São Paulo.

Foto: Reprodução/ Facebook
Morre campeão olímpico de vôlei Pampa aos 59 anos em São Paulo

Trajetória de Pampa

Nascido em Recife, em 24 de novembro de 1964, Pampa estreou no vôlei nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, quando foi eleito o melhor atacante brasileiro pela Federação Internacional. Quatro anos depois, tornou-se campeão olímpico de Vôlei nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.

O ex-jogador atuou profissionalmente por 19 anos. Durante a Liga Mundial de 1995, realizou a cortada mais veloz já registrada no mundo até hoje, com 197 km/h. Além disso, foi considerado o melhor atacante do Campeonato Italiano em 1995.

Pampa também ocupou cargos no Ministério do Esporte, sendo secretário em algumas cidades, como Suzano (SP), de 2007 a 2010, e em Campos (RJ), de 2013 a 2015.