A décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro, que começou na noite dessa quarta-feira (26), foi marcada pelas mudanças no topo da tabela. Enquanto Flamengo e Palmeiras tropeçaram fora de casa, o Bahia manteve sua invencibilidade na Fonte Nova e assumiu a vice-liderança do torneio.

Tropeços no G-4

No Alfredo Jaconi, o Flamengo perdeu de virada para o Juventude por 2 a 1 e perdeu a chance de disparar na liderança. Aos 18, Pedro marcou de peito ao aproveitar cruzamento de Luiz Araújo e o Rubro-Negro ficou mais perto de quebrar uma invencibilidade de quase 27 anos dos donos da casa. No entanto, Lucas Barbosa deixou tudo igual poucos minutos depois, cabeceando sozinho sem chances para Rossi.

Foto: Mateus Lotif/FEC
Lucero marcou duas vezes para o Fortaleza

O jogo seguiu com boas chances das duas equipes, com Rossi e Mateus Claus sendo os destaques da partida. Aos 41 do segundo tempo, Luis Mandaca aproveitou cobrança de escanteio e virou para os mandantes. Mesmo com a derrota, o Flamengo segue líder do campeonato, já que seu adversário direto na briga do título também teve um revés.

Na Arena Castelão, o Fortaleza não tomou conhecimento do Palmeiras e ganhou com propriedade, por 3 a 0, evitando que o Verdão assumisse a liderança. Logo aos oito minutos, Lucero aproveitou bom cruzamento de Pikachu, driblou Murilo e chutou forte direto ao gol. No segundo tempo, o atacante ampliou o placar, novamente com assistência do lateral-direito, e Bruno Pacheco sacramentou a vitória em belo chute cruzado. Mesmo com a eficiência ofensiva, o destaque da partida foi o goleiro João Ricardo, que não deu chances para a reação alviverde.

Novo vice-líder

Já na Arena Fonte Nova, o Bahia manteve sua invencibilidade 100% e venceu o Vasco por 2 a 1, assumindo a vice-liderança da Série A. Logo no começo do jogo, Thaciano bateu forte e a bola desviou em Maicon, sem chances para Léo Jardim. No entanto, o Cruzmaltino não se abateu e deixou tudo igual aos 20 minutos, com Paulo Henrique.

O jogo estava equilibrado durante o segundo tempo até um lance polêmico: David recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Bahia com um a mais no duelo. O Tricolor de Aço aproveitou a vantagem, seguiu pressionando e Estupinãn marcou o gol da vitória próximo aos acréscimos do jogo, colocando os mandantes na vice-liderança.