A nona rodada do Brasileirão teve vários destaques neste fim de semana, como um clássico cheio de gols e um novo líder do torneio. Além da briga pelo topo da tabela, entre Botafogo e Flamengo, a luta contra o rebaixamento começa a se desenhar e envolver times grandes, como Fluminense, Grêmio e Vasco.
Briga pela liderança
Em um confronto direto pelo topo do campeonato, Flamengo e Athletico Paranaense empataram em 1 a 1 na Arena da Baixada, com direito a uma reta final de jogo emocionante no domingo (16). Após boa parte da partida marcada pelo equilíbrio, Fernandinho abriu o placar de pênalti, aos 44 do segundo tempo, depois da bola bater no braço de David Luiz dentro da área. No entanto, o Rubro-Negro não desistiu e conseguiu empatar no último lance, com Evertton Araújo, atacante criado na base do clube carioca.
Horas depois, o Botafogo venceu o Grêmio em Cariacica, por 2 a 1, e se tornou o novo líder do campeonato. Logo no começo do jogo, Cuiabano aplicou a “lei do ex” e marcou para o Glorioso. Já aos 20 minutos, o time gaúcho deixou tudo igual com Gustavo Nunes, ao aproveitar uma sobra de Lucas Halter. No segundo tempo, Júnior Santos decidiu para o clube carioca novamente e marcou o gol da vitória, além de tirar uma bola de cima da linha.
Clássico movimentado
Com uma ótima atuação de Lucas Moura, São Paulo e Corinthians ficaram no 2 a 2 na Neo Química Arena, durante o clássico Majestoso no domingo (16). O ídolo tricolor marcou logo no começo do jogo, mas Igor Coronado deixou tudo igual com um golaço. Antes do intervalo, o Tricolor Paulista ficou à frente do placar novamente com gol contra de Cacá e Gustavo Mosquito empatou de novo em mais um belo tento dos donos da casa.
Nos minutos finais, o confronto ficou mais dramático com a expulsão de Caetano, deixando o Timão com um a menos e forçando o goleiro Carlos Miguel a fazer um ‘milagre’ para evitar a derrota. Com as mudanças, a intensidade do jogo diminuiu e o clássico terminou empatado.
Briga pelo rebaixamento
A disputa para sair do Z-4 ficou mais movimentada na nona rodada, com o Cuiabá goleando o Fortaleza por 5 a 0 e demonstrando uma reação no torneio depois de um fraco começo. Já o Vasco e Cruzeiro ficaram em 0 a 0 em São Januário, em um confronto com pouca criatividade e ofensividade por parte das duas equipes.
Já o Fluminense perdeu de virada do Atlético Goianiense, por 2 a 1 em pleno Maracanã, e segue na zona de rebaixamento, com apenas uma vitória neste Brasileirão. Com a derrota do Grêmio, atualmente o Z-4 é composto pelos dois times grandes: o Tricolor Gaúcho e o Carioca.
Confira os resultados dos demais jogos neste fim de semana no Brasileirão
Red Bull Bragantino 2 x 1 Juventude
Vitória 2 x 1 Internacional
Criciúma 2 x 2 Bahia