Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por conta de insultos racistas ao atacante Vinicius Jr, durante um jogo contra o Real Madrid. A sentença foi proferida nesta segunda-feira (10) pela Justiça da Espanha.

Além da prisão, o trio não poderá ir a estádios em solo espanhol por dois anos. Os três foram enquadrados no artigo do Código Penal que fala sobre “crime contra a integridade moral”, com agravante de “discriminação por motivos racistas”.

Em nota, a La Liga relatou que antes da condenação, o trio leu uma carta com pedidos de desculpas à Vinicius Jr e ao Real Madrid. “Vale lembrar que o clube local, o Valencia FC, colaborou desde o primeiro momento na identificação dos acusados e procedeu imediatamente à sua expulsão como sócios do clube”, informou.

O caso ocorreu no dia 21 de maio de 2023, quando torcedores do time da casa chamaram Vinicius Jr de “mono”, “macaco” em espanhol. Revoltado, o atacante apontou alguns dos culpados e ainda foi expulso momentos depois, demonstrando choque com todo o incidente.