A Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ) anunciou na noite dessa quarta-feira (01) o adiamento dos jogos do Campeonato Brasileiro de clubes do Rio Grande do Sul, tanto dos mandantes quanto dos visitantes. O fato ocorreu por conta da situação de emergência vivida pelo estado, após as fortes chuvas nos últimos dias.

Até o momento, 10 mortos foram vítimas dos temporais, que também causaram deslizamentos de terra e inundações em mais de 100 cidades. No documento, a CBF cita que os jogos foram adiados por “força maior”.

Neste fim de semana, o Grêmio receberia o Criciúma na Arena e o Internacional enfrentaria o Cruzeiro no Mineirão. Já na segunda (06), o Juventude encararia o Atlético Goianiense no Alfredo Jaconi.

Antes disso, a confederação já havia adiado o confronto da terceira fase da Copa do Brasil entre Internacional e Juventude, que seria nessa quarta-feira (01), no Beira-Rio. Por conta das fortes chuvas, o Colorado não conseguiu deixar Caxias do Sul. A medida também vale para todas as divisões do futebol brasileiro que teriam jogos no estado.

Confira a nota da CBF na íntegra

Em virtude das fortes chuvas no Rio Grande do Sul e da previsão de novos eventos climáticos severos, a CBF informa que adiou todas as partidas marcadas no Estado e envolvendo equipes gaúchas na condição de visitante até segunda (6) em todas as competições e divisões do futebol brasileiro.

A decisão da CBF é baseada no notório cenário de emergência em todo o Estado, ratificado em ofícios enviados pelo Governador e pelo Chefe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A CBF entende que a prioridade de momento é o atendimento à população e de solidariedade.

A CBF, em sua condição de entidade nacional de administração do futebol no Brasil, reitera seu compromisso com o apoio às autoridades e à população Gaúcha, e manifesta toda a sua solidariedade.