A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (15) que suspendeu o Campeonato Brasileiro até o dia 27 de maio, em virtude da situação de calamidade pública envolvendo as enchentes no Rio Grande do Sul.
No comunicado, a entidade destacou que tomou a decisão após consultar as 20 equipes participantes da primeira divisão. A CBF, no entanto, não deixou claro se a paralisação irá atingir as demais séries do campeonato nacional.
“Após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo e suspende as rodadas 7 e 8 do certame”, diz o comunicado.
Dos 20 clubes da Série A, três são gaúchos (Grêmio, Internacional e Juventude) e estão impossibilitados de atuar em virtude das enchentes. Os jogos dessas equipes, entretanto, já haviam sido adiados desde o início da tragédia climática.
Os estádios e centros de treinamento de Inter e Grêmio, em Porto Alegre, estão inundados e não há previsão de retorno das atividades nos locais. São Paulo, Flamengo e Palmeiras, além de outras equipes, colocaram suas estruturas a disposição para os times gaúchos.