O atacante Vinicius Jr . sofreu mais um caso de racismo no estádio do Valencia, palco onde foi vítimas de insultos raciais em maio de 2023. Durante o jogo entre os mandantes e Real Madrid , no último sábado (02), a brasileira Anna Anjos filmou o momento em que uma criança chamou o atleta de “mono”, macaco em espanhol.
Na ocasião, a mãe do menino reclamou e tentou impedir a gravação. A brasileira também relatou que torcedores da parte de trás do gol chamaram o atacante de macaco.
“Desde o início do jogo eu vi pessoas ofendendo o Vini, chamando de macaco. Em um momento do jogo vi um coro de toda a parte de trás do gol chamando ele de macaco. Mas o que mais me incomodou foi uma criança ao meu lado chamando ele de macaco o jogo todo. Eu disse que não era correto, mas é tão normal para eles que a mãe disse que não era ofensa, estava apenas o chamando de um animal”, disse Anna em entrevista à ESPN.
No jogo, o Valencia ganhava por 2 a 0, até levar um empate com dois gols do Vini Jr., aos 45 e aos 76 minutos. Ao balançar as redes pela primeira vez, o brasileiro ergueu o braço com o punho cerrado, famoso símbolo antirracista.
Já no gol de empate, Vini bateu no peito e gritou: “eu estou aqui”. O confronto foi encerrado com uma polêmica por conta do árbitro acabar o jogo durante um cruzamento que geraria a virada do Real Madrid com uma cabeçada de Jude Bellingham.