O Brasil voltará a ter um representante na Fórmula 1 após sete anos sem um piloto brasileiro no grid. A Sauber anunciou, na manhã desta quarta-feira (06), a contratação de Gabriel Bortoleto como piloto para a temporada de 2025. O brasileiro, que atualmente compete na Fórmula 2, terá como companheiro de equipe o alemão Nico Hülkenberg.
O jovem de 20 anos, que atualmente corre pela Invicta Racing, é um dos postulantes ao título da Fórmula 2 nesta temporada, liderando a competição em seu ano de estreia na categoria. Além disso, Bortoleto disputou a Fórmula 3 em 2023, onde se sagrou campeão também como estreante da categoria.
Em comunicado, Gabriel Bortoleto expressou sua emoção por fazer parte do grid da F1 em 2025. O brasileiro também destacou que este é um dos projetos mais “emocionantes do automobilismo” e agradeceu à Sauber pela oportunidade de competir na Fórmula 1.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, senão de todos os esportes. Entrar para uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e atingir o auge do automobilismo”, iniciou o comunicado.
“Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como o Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, finalizou Gabriel Bortoleto.
Gabriel Bortoleto, que tem o bicampeão Fernando Alonso como empresário, nasceu em São Paulo, em 2004. Além disso, Bortoleto faz parte da Academia de Pilotos da McLaren, que informou que não impedirá o brasileiro de pilotar por outra equipe na F1.
A contratação marca o retorno de um brasileiro ao grid da F1. O último representante do Brasil a estar na categoria como piloto titular foi Felipe Massa, em 2017, quando pilotava pela Williams.