A seleções masculinas e femininas que irão representar o Piauí no Favelão 2024, maior competição entre favelas do mundo, embarcaram para São Paulo nesta terça-feira (08). O torneio se iniciará na sexta-feira (11) e contará com 12 estados participantes. A cerimônia de abertura será um dia antes. O evento é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA).

Ao todo, o Piauí está levando 36 atletas, sendo 18 do masculino e 18 do feminino. “Um grande projeto que deu certo e está na terceira edição. É uma celebração especial, na qual podemos reunir jovens de todo Brasil e gerar impacto positivo dentro e fora dos gramados. A expectativa é alta entre os jogadores e jogadoras do Piauí, com mais de 10 favelas representadas entre os dois times”, declarou Valciãn Calixto, presidente da CUFA Piauí.

Foto: Central Única das Favelas
Seleções do Piauí embarcam para disputar a Taça das Favelas Brasil 2024

As partidas da Taça das Favelas Brasil 2024 serão disputadas no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, zona leste da capital paulista. A primeira fase da competição irá iniciar na sexta-feira (11), com as quartas de final e semifinais ocorrendo entre os dias 17 e 19, com a grande prevista para dezembro, com local ainda a ser divulgado. São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia e Piauí lutam pelo título.

Na edição da Taça das Favelas Piauí 2024, a equipe do Ilhotas levou o título em cima da Cíntia Portela, no feminino, Ao todo, 32 seleções disputaram a competição, sendo 25 times masculinos e sete femininos, mobilizando mais de 600 atletas e técnicos de diversas comunidades urbanas e favelas. enquanto o time de Cerâmica Cil venceu o Tapuia no masculino.

Foto: Reprodução/ Ascom
Cerâmica Cil e Ilhotas são as campeãs da Taça das Favelas Piauí 2024

Já no Favelão, o Paraná foi o campeão do masculino no ano passado foi a seleção do Paraná. No feminino, o Rio de Janeiro tem o bicampeonato. Os atletas do masculino, de 14 a 17 anos, vão em busca do troféu Jair da Matta, enquanto no feminino, com jogadoras jogar a partir dos 14 anos, disputarão o troféu Marina Soares Athayde. Ambos homenageados foram cruciais na trajetória da CUFA.