A Real Federação de Espanhola de Futebol (RFEF) apresentou uma denúncia na Guarda Civil do país nessa terça-feira (23), por conta de áudios do VAR da partida entre Real Madrid e Almería que foram vazados à imprensa. Os áudios completos foram divulgados por um jornalista catalão. Além de abrir a denúncia, a RFEF abriu uma investigação interna sobre o vazamento.

Em comunicado, a RFEF afirmou que considera extremamente grave que o material audiovisual tenha sido extraído e que espera encontrar uma resposta o quanto antes para apurar os responsáveis. “Adotaremos medidas necessárias para garantir a segurança de todas as comunicações”, escreveu a entidade.

????️ AUDIO REVISIÓN VAR ????️ Jornada 21 | Primera División ⚽️ @realmadrid ???? @U_D_Almeria | 67'#ArbitrajeRFEF | @CTARFEF pic.twitter.com/N0qzo3Y0O2 — RFEF (@rfef) January 21, 2024

A polêmica iniciou no jogo entre Real Madrid e Almería, com o gol de Vini Jr. O lance gerou dúvidas, pois muitos acreditam que o atacante brasileiro teria empurrado a bola com o braço e não com o ombro. A RFEF chegou a divulgar um trecho da conversa do árbitro com a cabine do VAR, onde chegaram à conclusão que o jogador teria finalizado com o ombro.

No entanto, o streamer Gerard Romero, especializado na cobertura do Barcelona , principal rival do Real Madrid, teve acesso ao trecho inteiro, e divulgou em sua página e chegou a chamar o acontecido de VARguenza (vergonha em espanhol). A divulgação foi feita sem o aval da RFEF, e por isto a investigação foi aberta.

???? AUDIO REVISIÓN VAR ????️ Jornada 21 | Real Madrid - Almería ‼ La reflexión de Hernández Hernández minutos después del penalti pitado al Almería por mano de Kaiky ???? "Le estaba dando vueltas pero no, es penalti sin duda. Esto es lo que me tenía a mi incómodo" ???? Lo vemos en… pic.twitter.com/iM0r5NgxhA — Jijantes FC (@JijantesFC) January 23, 2024

Enquanto no trecho divulgado pela RFEF mostrava apenas o lance de Vini Jr, o áudio vazado por Gerard Romero mostra o lance do pênalti, que foi convertido por Jude Bellingham. Na ocasião, é possível ouvir Hernández Hernández, árbitro de vídeo, afirmar que “estava dando voltas, mas o lance é sem dúvidas pênalti”.