A Real Federação de Espanhola de Futebol (RFEF) apresentou uma denúncia na Guarda Civil do país nessa terça-feira (23), por conta de áudios do VAR da partida entre Real Madrid e Almería que foram vazados à imprensa. Os áudios completos foram divulgados por um jornalista catalão. Além de abrir a denúncia, a RFEF abriu uma investigação interna sobre o vazamento.
Em comunicado, a RFEF afirmou que considera extremamente grave que o material audiovisual tenha sido extraído e que espera encontrar uma resposta o quanto antes para apurar os responsáveis. “Adotaremos medidas necessárias para garantir a segurança de todas as comunicações”, escreveu a entidade.
A polêmica iniciou no jogo entre Real Madrid e Almería, com o gol de Vini Jr. O lance gerou dúvidas, pois muitos acreditam que o atacante brasileiro teria empurrado a bola com o braço e não com o ombro. A RFEF chegou a divulgar um trecho da conversa do árbitro com a cabine do VAR, onde chegaram à conclusão que o jogador teria finalizado com o ombro.
No entanto, o streamer Gerard Romero, especializado na cobertura do Barcelona , principal rival do Real Madrid, teve acesso ao trecho inteiro, e divulgou em sua página e chegou a chamar o acontecido de VARguenza (vergonha em espanhol). A divulgação foi feita sem o aval da RFEF, e por isto a investigação foi aberta.
Enquanto no trecho divulgado pela RFEF mostrava apenas o lance de Vini Jr, o áudio vazado por Gerard Romero mostra o lance do pênalti, que foi convertido por Jude Bellingham. Na ocasião, é possível ouvir Hernández Hernández, árbitro de vídeo, afirmar que “estava dando voltas, mas o lance é sem dúvidas pênalti”.