Após a fraca campanha na Copa do Mundo Feminina , a seleção brasileira feminina fechou 2023 fora do top 10 do ranking da FIFA em última atualização do ano. Após o Mundial, o Brasil já havia decaído na lista, ficando em 9º, mas com a última mudança, a seleção caiu mais duas posições e vai encerrar o ano em 11º.
A seleção brasileira não teve uma boa atuação na Copa do Mundo e acabou sendo eliminada logo na fase de grupos, após 28 anos sem cair. Na ocasião, o Brasil empatou com a Jamaica e deu adeus ao sonho da primeira estrela. Após o período da eliminação, a seleção realizou cinco amistosos, saindo vitoriosa em 3 oportunidades.
Quem assumiu a liderança do ranking da FIFA foi a atual campeã da Copa do Mundo, a Espanha. As detentoras do título ganharam 14,21 pontos e agora totalizam 2.066,05. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com 2.045,12 pontos. Fechando o top 3 está a França, que ficou com 2.021,69.
Uma queda surpreendente é a da Austrália, que terminou a Copa do Mundo Feminina em quarto lugar e foi um dos países-sede da competição. No entanto, apesar da boa classificação no torneio, as Matildas ficaram com o 12º lugar, totalizando 1.879,84 pontos.