O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aderiu ao Concurso Nacional Unificado na quarta-feira da semana passada (18), ofertando mais 50 vagas. Dessa forma, o número total de vagas ofertadas no certame, chamado de “Enem dos concursos públicos”, subiu para 6.640.
As 50 vagas do Inep são para o cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais. Com a adesão do Instituto, são 21 órgãos e entidades que participarão do novo modelo de concurso.
Ideia da unificação
O objetivo do Concurso Nacional Unificado é centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.
Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
Cronograma do concurso
A publicação do edital no Diário Oficial da União está prevista para o dia 20 de dezembro. No momento da inscrição, os interessados terão de optar por um dos blocos das áreas de atuação no governo disponíveis no certame e, após isso, indicar o cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis. Dessa forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as provas específicas (objetivas e dissertativas) do bloco de sua escolha.
As provas deverão ser aplicadas no dia 25 de fevereiro de 2024.
Possíveis locais de prova no Piauí
O certame será aplicado em 179 municípios brasileiros, abrangendo todas as capitais, o Distrito Federal e algumas outras cidades considerando o seu raio de influência.
No Piauí, a previsão é de que as provas sejam aplicadas em Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano.
Ver todos os comentários | 0 |