Neste domingo (27), acontece a primeira etapa do concurso do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). O exame será aplicado às 14h e terá duração de 3h30. O concurso teve cerca de 1.023.494 de inscritos, sendo em média, 1.023 candidatos por vaga.
A prova contará com 120 questões de múltipla escolha, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os candidatos também responderão duas questões discursivas.
Os conhecimentos básicos abrangem questões de língua de portuguesa, ética, direito constitucional e administrativo, raciocínio-lógico-matemático e informática. Já nas questões específicas, serão abordados 21 tópicos relacionados a Previdência, poder público e seguridade social.
A organização da prova é de responsabilidade da Cebraspe, antigo Cespe/UnB, responsável pelas duas últimas edições do concurso. As vagas são para o cargo de técnico do seguro social, que exige nível médio de escolaridade e o salário é de R$ 5.905,79.
O concurso teve cerca de 1.023.494 de inscritos, sendo em média 1.023 candidatos por vaga. Porém, pela localidade, a concorrência pode aumentar, com cerca de 5 mil candidatos por vaga em São Paulo e no Distrito Federal.
Entre as atividades executadas pelos técnicos do seguro social, estão atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações ligadas aos direitos previdenciários.
Recomendações
A Cebraspe pede, em edital, que o candidato chegue ao local de prova pelo menos 1h antes do início. É recomendado que o candidato vista roupas e sapatos confortáveis e mantenha a calma.
Ver todos os comentários | 0 |