Restam apenas 19 dias para o primeiro turno das eleições municipais, quando mais de 155 milhões de pessoas irão às urnas para votar nos candidatos a prefeito e vereador de suas respectivas cidades. Visando facilitar o acesso à informação aos eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) disponibiliza diversos aplicativos e canais on-line.
Por meio das plataformas, o eleitor pode consultar seu local de votação e dados do cadastro eleitoral, bem como obter informações sobre o pleito e acompanhar a divulgação dos resultados, entre outras orientações.
Também é possível denunciar práticas vedadas pela legislação em um desses canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Todos os aplicativos estão disponíveis para baixar no App Store e no Google Play.
O primeiro turno da eleição acontece em 6 de outubro, e um eventual segundo turno, no último domingo do mesmo mês, ou seja, dia 27.
Confira os principais aplicativos e canais disponíveis:
e-Título – Aplicativo que contém a versão digital do título eleitoral, que permite rápido acesso a informações como zona e seção eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais;
Pardal – Voltado para denúncias de propagandas eleitorais irregulares, com as devidas evidências anexadas;
Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) – Sistema disponível neste link que recebe denúncias de disseminação de notícias falsas sobre as eleições;
Mesário – Aplicativo desenvolvido para treinar e auxiliar mesários antes e durante os dias de votação;
Boletim na Mão – O aplicativo faz a leitura do QR Code do Boletim de Urna impresso na seção eleitoral e disponibiliza aos eleitores uma cópia digital desse boletim;
Resultados – A plataforma, disponível tanto em aplicativo, quanto por meio do site , informa, em tempo real, a apuração e os resultados dos pleitos.