As cidades de Palmeirais, Amarante, Regeneração e Avelino Lopes tiveram o horário de votação estendido após a Justiça Eleitoral registrar ocorrências envolvendo o mau funcionamento das urnas eletrônicas. No total, 41 aparelhos foram substituídos. A informação foi divulgada neste domingo (06) durante coletiva de imprensa realizada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins .
Durante seu pronunciamento, o magistrado explicou que o horário é estendido por conta da operação de reiniciar os equipamentos de votação. Ele ressaltou que grande parte das urnas eletrônicas utilizadas no pleito dos municípios piauienses são modelos novos, ou seja, grande parte das ocorrências envolveram modelos mais antigos.
“Com relação às urnas eletrônicas até o momento foram substituídas 41 urnas eletrônicas. O que nos preocupa mais foi porque tem algumas aqui no Piauí nós temos em torno de 10.200 sessões e dessas sessões 80% são urnas novas fabricadas a partir de 2015, 2020, 2022 são urnas mais rápidas. Entretanto, nós temos aí na urna de 2013, e essas urnas estão apresentando problema não só aqui no Piauí como em todo o Brasil”, afirmou o presidente do TRE-PI.
Além de interferir no momento da votação, a substituição das urnas eletrônicas também acarreta uma maior demora para apuração dos votos. “Houve substituição de urnas em Avelino Lopes, quatro urnas. Palmeirais e Amarante na mesma zona, três urnas. Regeneração aparece duas urnas. Então esses municípios de Palmeirais, Amarante, Avelino Lopes, Regeneração, segundo o secretário de Tecnologia da Informação, vai demorar um pouco a votação e a apuração. Por que isso? Porque a urna apresenta um problema técnico ela é reiniciada. Toda vez que causa um problema essas urnas são reiniciadas”, pontuou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.