Nesta quarta-feira (20), os partidos políticos estão liberados para iniciar suas convenções políticas e oficializarem seus candidatos. A disputa será de cargos para presidente da República, governadores, deputados federais, estaduais, distritais e senadores.
O primeiro pré-candidato a presidência da república que vai oficializar sua candidatura será Ciro Gomes (PDT), em Brasília. Na quinta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirma seu nome na disputa à Presidência. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), formaliza sua candidatura no domingo (24), em evento no Rio de Janeiro. Outros partidos irão definir seus candidatos até o dia 5 de agosto, data estabelecida como limite pelo Tribunal Superior Eleitoral.
No Piauí
No Piauí, a corrida eleitoral segue com seis candidatos, sendo que a primeira convenção será do Partido Liberal, com o Coronel Diego Melo, que irá realizar o evento na sexta-feira, 22 de julho, na Câmara Municipal de Teresina. No sábado (23), Geraldo Carvalho (PSTU), de forma virtual, irá oficializar seu nome para corrida ao Palácio de Karnak.
Também no dia 23 de julho, Rafael Fonteles (PT) o então candidato que busca manter a sucessão do PT no comando do Palácio de Karnak, vai realizar sua convenção no dia 23 de julho, no Atlantic City. A sua pré-candidatura terá a presença de dez partidos aliados e também homologará a candidatura de Wellington Dias (PT) ao Senado.
Na semana seguinte, ocorrerá a convenção do União Brasil, que tem o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes , como candidato. A candidatura é apoiada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que chefia a oposição no Piauí.
Também no dia 30 de julho, ocorre a convenção partidária do PMN, que tem a advogada Ravenna Castro como pré-candidata a governadora. Após isso, no dia 3 de agosto, o Patriota lança a candidatura de Gustavo Henrique ao Governo do Piauí.
As pré-candidatas Gessy Fonseca (PSC) e Madalena Nunes (PSOL) ainda não confirmaram o dia em que as convenções serão realizadas. Mas, informaram ao GP1, que esta semana confirmarão informações sobre as possíveis datas.
Data e locais das convenções
Diego Melo (PL)- convenção dia 22 de julho na Câmara Municipal de Teresina
Rafael Fonteles (PT)- convenção dia 23 de julho no Atlantic City
Geraldo Carvalho (PSTU)- convenção dia 23 de julho, no formato virtual
Ravenna Castro (PMN)- convenção dia 30 de julho, no Espaço Mandacaru Eventos
Sílvio Mendes (União Brasil) - convenção dia 30 de julho no Teresina Hall
Gustavo HenriqueMada (Patriota)- convenção dia 03 de agosto no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí
Propaganda eleitoral
No dia 20 de julho também será usado pela Justiça Eleitoral como data-base para definição do tempo que cada partido terá de propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV, e também, a participação dos candidatos nos debates.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terá de pulicar até o dia 12 de agosto uma tabela com a representatividade do Congresso Nacional, usado como base no Legislativo no dia 20 de julho.
Mudanças no Congresso a partir de quarta-feira (20), não entrarão para a divisão do tempo de cada partido na propaganda eleitoral gratuita.
Ver todos os comentários | 0 |